Parceria entre o SFB e a Caixa prevê plantio de espécies florestais nativas em extinção

O Serviço Florestal Brasileiro e a Caixa assinaram um Protocolo de Intenções com o objetivo de formalizar o Programa Caixa Refloresta, que tem como objetivo financiar a execução de projetos de coleta de sementes, de produção de mudas e de plantio de árvores nos seis biomas brasileiros. O programa vai ser inspirado na técnica e na expertise do Programa Arboretum, vinculado ao SFB.

O diretor-geral do SFB, Valdir Colatto, e o diretor-executivo de Governança e Estratégia da Caixa Econômica Federal, Antônio Carlos Ferreira de Sousa, assinaram nesta semana o documento que, além dos plantios, prevê pesquisa aplicada e benefícios sociais e econômicos na promoção do desenvolvimento da produção florestal, aliada à conservação, recomposição e valorização da biodiversidade florestal brasileira.

Valdir Colatto afirmou que “o programa Caixa Refloresta impulsiona o Serviço Florestal Brasileiro porque teremos atuação direta em todos os biomas, vamos coordená-lo e cumprir nossa missão de promover o conhecimento, o uso sustentável e a ampliação da cobertura florestal, tornando a agenda florestal estratégica para a economia do país”.

O presidente da Caixa, Pedro Guimarães, tornou público o Caixa Refloresta durante viagem presidencial ao município de Breves. “A proteção do meio ambiente é um dos pilares do desenvolvimento sustentável. Por isso, a CAIXA vai investir no plantio das árvores de maneira integrada com o desenvolvimento social e econômico”, disse Guimarães.

Coordenação conjunta

O Serviço Florestal Brasileiro vai coordenar tecnicamente o programa nacional de plantios florestais associado à pesquisa aplicada e aos benefícios sociais e econômicos, além de atuar na interlocução com outras instituições científicas, técnicas, de fomento ou normatização ambiental. A Caixa irá atuar de forma conjunta na coordenação do programa e em estratégias para viabilizar o programa nacional de plantios florestais.

O Centro de Desenvolvimento Florestal Sustentável (CDFS), Programa Arboretum, vinculado ao Laboratório de Produtos Florestais do SFB, será o modelo que subsidiará o Programa Caixa Refloresta. O Arboretum trabalha com a produção de sementes e mudas de qualidade e com alta representatividade da diversidade florestal nativa. Além disso, associa essa produção à promoção do conhecimento técnico-científico aplicado, o que possibilita a geração de renda nas comunidades rurais envolvidas na produção florestal. O CDFS tem a Base Florestal localizada no Extremo Sul da Bahia, na cidade de Teixeira de Freitas.

Após a assinatura do Protocolo de Intenções e a formalização da parceria, as instituições vão elaborar um edital de chamamento público destinado a selecionar instituições responsáveis pela execução das ações de plantio.

Fonte: florestal.gov.br

Deixe uma resposta