Serviço Florestal Brasileiro dará continuidade ao Inventário Florestal Nacional na Amazônia

O Serviço Florestal Brasileiro divulga, nesta terça-feira (24), o edital de licitação para a contratação de empresa especializada para execução de serviços técnicos de inventário florestal no Bioma Amazônia. O pregão eletrônico, na modalidade menor preço, às 10h do dia 04/12, no Portal de Compras do Governo Federal.

A empresa contratada fará a coleta de dados em campo, conforme metodologia do Inventário Florestal Nacional (IFN). Nessa fase, serão coletadas informações biofísicas de pontos da grade nacional de unidades amostrais, que são pontos equidistantes 20 km entre si. O trabalho será feito na região sudeste da Amazônia, onde estão localizadas a Floresta Nacional (Flona) de Aripuanã e a Gleba Federal Pombos. As Terras Indígenas presentes na região não serão objeto do inventário. A área delimitada contém 170 unidades amostrais.

A equipe deverá fazer também o levantamento de informações socioambientais. As entrevistas são valiosas para a elaboração de políticas públicas voltadas para o bioma e aos usuários de produtos e de serviços florestais. Os dados socioambientais visam conhecer a percepção da comunidade sobre as florestas e uso que ela faz dos recursos florestais. Além dessas ações, a empresa fará ainda a coleta e o envio de amostras botânicas e de solo. A execução de todos os serviços deverá ser realizada em 330 dias.

Na Amazônia, já foram realizadas coletas em 2.334 unidades amostrais, que equivalem a 1.4 milhão de km², que representam 33% do bioma. Os dados em campo obtiveram até o momento a medição de 251 mil árvores, 21.4 mil amostras botânicas coletadas, 3.3 mil amostras de solos coletadas, além de 5.9 mil entrevistas socioambientais.

Estão planejadas ainda a coleta em 3.530 unidades no AP, AM, MT e PA, totalizando 4.2 milhões de km², 75 mil amostras botânicas; 14 mil amostras de solos e 14 mil entrevistas socioambientais. Para o Coordenador-Geral do Inventário Florestal Nacional, Gustavo Pinho, “esta é mais uma importante etapa do IFN no bioma que contribuirá para aumentar o conhecimento sobre a Amazônia e para fornecer informações estratégicas para políticas públicas ambientais na região”.

O Serviço Florestal Brasileiro é o órgão responsável por coordenar a implementação do IFN. O objetivo do levantamento é subsidiar a análise da existência e a qualidade das florestas do País, em imóveis privados e terras públicas. Trata-se de um dos principais levantamentos realizados pelo Governo Federal para produzir informações sobre os recursos florestais brasileiros.

Deixe uma resposta