Software auxilia o manejo florestal sustentável

Planejar a extração madeireira e garantir ao mesmo tempo conservação e a plena recuperação da floresta é o maior desafio do manejo florestal sustentável na Amazônia. Para apoiar essa missão, a Embrapa apresenta o software BOManejo uma ferramenta de apoio à elaboração e execução de planos de manejo. A apresentação ao público será dia 05 de junho, na sede da Embrapa Amazônia Oriental, em Belém (PA).

A ferramenta é gratuita e direcionada a técnicos de empreendimentos florestais, comunidades e, futuramente, a técnicos de órgãos de fiscalização. O chefe-geral da Embrapa Amazônia Oriental, Adriano Venturieri, ressalta que o software é um exemplo de como a pesquisa gera produtos que atendem ao setor produtivo e ao governo. “O uso dessa ferramenta contribui para que a atividade madeireira na Amazônia tenha cada vez mais planejamento e controle, causando o mínimo impacto à floresta”, completa.

Segundo o pesquisador José Francisco Pereira, da Embrapa Amapá, as vantagens do uso do software são inúmeras. Para o segmento madeireiro, por exemplo, ela apoia a elaboração do Plano Operacional Anual, desde o planejamento da colheita florestal, os dados no inventário, a seleção e indicação da quantidade de árvores a serem extraídas, até o monitoramento do corte. Já para os técnicos de órgãos de controle e fiscalização será lançado em breve um módulo específico para esse público, que irá ajudar na avaliação dos planos operacionais, uma vez que deve padronizar os projetos de manejo, evitando diferenças nas avaliações.

  • Para baixar o software, clique em BOManejo

Para o chefe-geral da Embrapa Amapá, Nagib Jorge Melém Júnior, o controle dos dados da extração madeireira permite a redução do tempo e uma maior eficiência na execução do manejo. “Nossa intenção é contribuir para que o setor madeireiro possa ser cada vez mais fortalecido de maneira que a gente consiga ter uma produção madeireira e ao mesmo tempo possa preservar a floresta para as gerações futuras”, destaca o dirigente.

Mais informações sobre o tema
Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)
www.embrapa.br/fale-conosco/sac/