O que é deck?

Fonte: live.apto.vc

Basicamente, os decks são estruturas formadas por tábuas paralelas de madeiras, assim consistindo em um terraço, um patamar ou uma plataforma. O material natural é muito usado pela sua estética e pelo conforto térmico que fornece aos diversos ambientes em que pode ser usado.

Por ser utilizado, muitas vezes, em áreas externas ou molhadas, a madeira precisa ser de um tipo específico para conseguir resistir aos possíveis danos, como a exposição ao ar livre e à água. 

Também é muito importante fazer um tratamento adequado de impermeabilização, assim como a manutenção periódica, garantindo uma vida útil prolongada do seu deck e mantendo o apelo visual intacto da estrutura.

Tipos de deck de madeira

Se você pensa em ter um deck de madeira e não sabe onde procurar, saiba que você consegue encontrar facilmente dois tipos no mercado: o deck de madeira modular e o deck tradicional.

O deck de madeira modular é ideal para quem quer facilidade. O modelo é vendido em placas com um sistema de encaixe simples, do tipo macho-fêmea, assim ele dispensa a necessidade de contratação de um profissional especializado.

Sem a necessidade de um profissional, o custo da estrutura é reduzido, já que você mesmo consegue montar o seu deck, de forma fácil e rápida. O modelo pode ser usado em variadas partes da sua casa e fica perfeito em espaços internos.

Já o deck tradicional possui um processo de construção mais complexo, feito a partir de uma estrutura na qual réguas individuais de madeira são encaixadas, sendo sua montagem mais trabalhosa e exigindo a contratação de um profissional para que a estrutura fique segura e seja feita corretamente.

O modelo pode ser usado para fazer varandas anexas à sua casa, ou para fazer uma estrutura elevada que contorna a sua piscina, as possibilidades de uso são variadas e você pode explorar muito, até mesmo formatos curvos.

Enquanto o deck modular é econômico e de rápida montagem, o deck tradicional apresenta um custo elevado e uma estrutura mais complexa. Ambos os modelos são vantajosos, basta você escolher dependendo da estética e da função que você necessita.

Onde usar o deck na sua casa?

Agora que você entendeu o conceito de deck, deve estar pensando onde utilizá-lo em sua casa. Essa estrutura feita com madeira pode ser colocada em diversas partes do seu lar para criar um clima aconchegante e natural.

Em áreas externas, como quintal e varanda, acabamentos para piscina, hidromassagem e sauna e, até mesmo, como piso, o deck pode ser utilizado em muitos ambientes de variadas maneiras. Veja alguns usos dessa incrível estrutura para você se inspirar!

Caminho

Varanda

Hidromassagem

 

Piscina